Todos os servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) podem submeter, até o dia 18 de abril, propostas para a Mostra de Boas Práticas, que faz parte do Integra Ifes. As propostas devem se enquadrar em um de três temas gerais: Administração Eficiente; Desenvolvimento Local; e Educação Profissional e Tecnológica.

O primeiro tema compreende iniciativas que tenham auxiliado na melhoria de processos de gestão, na economia e captação de recursos, na comunicação interna e externa ao Instituto, entre outros assuntos pertinentes à questão administrativa da instituição. Em Desenvolvimento Local, podem ser inscritas práticas que tenham impactado nas comunidades onde os campi estão inseridos, práticas de inovação social e sustentabilidade, e ainda de promoção do bem-estar para os servidores.

Já o grande tema Educação Profissional e Tecnológica compreenderá ações relacionadas a assuntos como formação de docentes, reforma do ensino médio, avaliação de cursos, avaliação institucional, educação a distância e qualquer outro tópico pertinente à educação no âmbito do Ifes. As linhas e exemplos funcionam como diretrizes gerais para que os interessados identifiquem suas propostas, e não têm um papel excludente.

Inscrição e critérios
Os interessados em participar da mostra devem realizar a submissão pelo SIG Eventos, com todos os dados de autores e apresentador, além da descrição da boa prática em até 1.500 caracteres. Só haverá um apresentador por proposta, mesmo que existam mais autores do trabalho. Não há limite de número de submissões por apresentador.

Na seleção das iniciativas para a Mostra de Boas Práticas, serão priorizados os trabalhos que promovam maior eficiência de gestão, maior impacto na atividade educacional e que articulem diferentes unidades do Ifes. São critérios, ainda, a originalidade e a clareza e a organização na apresentação.

Haverá pagamento de diárias para servidores selecionados que venham de campi fora da Grande Vitória, com recursos descentralizados pela Reitoria. Os apresentadores da mostra poderão ainda participar do restante da programação do Integra Ifes, mesmo que não ocupem cargos de gestão.

Acesse a página da Mostra de Boas Práticas.